domingo, 4 de janeiro de 2009

Haverá Soluções?

Acabei de assistir Surplus, achei bem legal, apesar do vídeo ser bem tendencioso. Pra quem não conhece, Surplus é um vídeo de 51 min., que aborda a sociedade do consumo. E se inicia com o seguinte discurso:

"As sociedades de consumo destruíram o Meio Ambiente. Exterminaram milhões de espécies de plantas e animais. Envenenaram os mares, os rios e os lagos. Poluíram o ar . Saturaram a atmosfera de Dióxido de Carbono e outros gases nocivos. Destruíram a camada de ozonio. Esgotaram as reservas de petróleo, carvão gás natural e recursos minerais. Exterminaram nossas florestas e arruinaram suas próprias. O que sobrou para nós? O subdesenvolvimento, a pobreza, a dependência, o atraso, a dívida e a incerteza. Para as sociedades super desenvolvidas, o problema não é crescer, mas distribuir. E não só distribuir entre elas, mas distribuir entre TODOS. O crescimento sustentável de que se fala é impossível sem uma distribuição mais justa entre todos os países. Querendo ou não, a Humanidade é hoje uma só família, todos compartilhamos o mesmo destino. Diante da profunda crise atual, vislumbramos um futuro ainda pior..."

Com uma edição muito boa, o diretor consegue mostrar o poder de manipulação das mídias. Longe de ser um vídeo que fala apenas sobre o consumismo, Surplus também nos leva a refletir sobre a vida em sociedade. Não mostrando apenas o capitalismo como vilão, mas também a insatisfação dos cubanos. Chegando a conclusão de que poucos estão satisfeitos e reforçando as idéias de John Zerzan, um anarco-primitivista norte-americano.

Eu não acredito na violência, e nesse ponto sou totalmente contrária a John Zerzan. Mas vale a pena assistir o vídeo e tentar pensar numa solução pra isso tudo.


Nenhum comentário: