quarta-feira, 23 de junho de 2010

Anti-ambientalismo

"É triste ver uma pessoa emitindo opiniões disparatadas, empregando argumentos falaciosos e usando retórica barata. Mais triste ainda é quando as palavras vêm de um cientista famoso e são publicadas num veículo de grande circulação, pois essas variáveis facilitam o uso dessas idéias para servir a interesses escusos. Refiro-me às opiniões anti-ambientalistas e a favor da usina de Belo Monte que o físico Rogério Cézar Cerqueira Leite emitiu no artigo “Belo Monte, a floresta e a árvore", publicado na Folha de São Paulo do dia 19 de maio.

Ele escreveu que uma das críticas dos “ecopalermas” à construção da usina seria o sacrifício de 500 km² de mata, “ou seja, a mesma área que, em média, tem sido desmatada a cada dois dias (sic) nos últimos anos, devido ao comércio de madeiras e à invasão da soja e do gado na Amazônia”. O nosso nobre físico está mal-informado (ou mal-intencionado, mas gostaria de não acreditar nesta hipótese) quanto a uma das principais críticas reais dos ambientalistas."


Esse é um trecho de um artigo publicado no Portal EcoDebate sobre o Caso Belo Monte intitulado Anti-ambientalismo a favor de Belo Monte de Rogerio Grassetto Teixeira da Cunha referente a um texto bem tendêncioso públicado na Folha de São Paulo, vale a pena ler.


Leia a matéria na íntegra aqui.

Nenhum comentário: