sábado, 19 de setembro de 2009

Comunicação individual de massa



Mobile Marketing é o termo usado para campanhas publicitárias em dispositivos móveis. Há várias razões para se apostar nessa mídia que além de altamente segmentada, nos proporciona uma grande interatividade e baixo custo.

O mais explorado desse segmento é o bluetooth marketing, que é uma denominação usada para o conteúdo multimídia, como textos, imagens, áudios, vídeos, aplicativos e jogos, que são enviados através de dispositivos inteligentes.

Além de poderem produzir o efeito viral, não depende do sistema telefônico e o conteúdo pode ser armazenado, permitindo a consulta e repetição da experiência sempre que o usuário desejar. É uma ótima ação a ser trabalhada para aproximar o cliente da marca/empresa que promoveu a ação.

Na sociedade em que vivemos, a população é impactada por uma variedade de informações e anúncios que fica difícil reagir a todos esses estímulos. Porém, os dispositivos móveis, como celulares e blackberrys, estão conosco o tempo todo, são objetos que nos acompanham diariamente e que nós consultamos varias vezes ao dia. Se formos abordados por esses “nossos companheiros” o impacto é muito maior.



Acredito que esse tipo de ação é promissora e deve sim começar a ser levada em consideração no momento de se fazer um planejamento de mídia. As grandes empresas já estão levando mais a sério essas oportunidades. A exemplo disso, temos a Vivo que em sua loja no Shopping Fashion Mall no Rio de Janeiro já conta com várias ações interativas via mobile. Os clientes que estiverem esperando serem atendidos, podem se informar sobre a Vivo e seus serviços através de uma tela de plasma. Para isso, os clientes podem enviar uma mensagem para ativar vídeos que serão assistidos na tela. E as pessoas que ativarem o bluetooth do seu aparelho móvel podem receber conteúdos exclusivos da operadora, como vídeos, wallpapers e ringtones. O mesmo conteúdo também pode ser baixado pelo site, e para acessar esse site os clientes podem digitar o link do site no browser de seus aparelhos, ou fotografar o QR Code que está impresso no totem.

É visível que o número de pessoas que possuem celulares é muito grande, e o de celulares que possuem bluetooth também, números que só tendem a aumentar. E esse poder de interação que esse meio nos proporciona se torna uma maravilhosa mídia de divulgação para o seu produto ou serviço, tornando o atendimento realmente personalizado e também possibilitando promoções mais dinâmicas.

Para quem se interessou e quer se informar sobre o assunto ou conhecer alguns cases, vale a pena conferir o Mobilepedia, um site especializado em cases de mobile marketing e mobile advertising.

Nenhum comentário: