Percepção é atribuir significado as coisas, tomar conhecimento de um objeto, sendo a primeira etapa do processamento da informação através dos sentidos. É a soma de diversas percepções, sendo influenciada por diversos fatores externos, como grau de exposição, grau de complexidade, afinidade, seletividade, grau de relevância e etc.
A percepção de um indivíduo depende de suas características pessoais como opiniões, valores, seu ambiente social, ou seja, os fatores psicológicos, sociológicos e antropológicos.
É o ato inicial da compra, quando vamos tocar, ver, analisar o produto com os nossos sentidos e relacioná-los com nossas experiências anteriores, podemos fazer isto também através dos anúncios publicitários que com suas sugestões nos levam a perceber as mais variadas coisas sobre os produtos. Este ato de perceber o produto é que nos dará suporte para os outros momentos que nos levarão ou não a compra.
O ato de compra resulta da ação simultânea de fatores internos e externos. Uma atitude é uma inclinação, uma manifestação de suas preferências.
Um consumidor pode ter atitudes positivas ou negativas baseadas nos mais variados significados, como por seus conhecimentos adquiridos sobre o produto, por recompensas que ele acredita que receberá ao consumi-lo, pela emoção que o produto lhe trás, por nostalgia, dentre outros.
É importante ressaltar que a atitude não é a mesma coisas que comportamento, a atitude não é observável como o comportamento, e é ela que condiciona a escolha, porém não é somente ela que leva a compra, existem fatores externos.
Segundo Dubois, a teoria da aprendizagem depende dos processos mentais internos do indivíduo. Ela é relacionada a solução de um problema com as informações disponíveis.
A aprendizagem se dará no caso de produtos caros, consumidos pela primeira vez ou duráveis.
Quando vamos comprar uma marca de sabonete diferente da que estamos habituados, e verificamos a existência de um sabonete que é 50% mais caro do que o que estamos habituados a consumir, mas o compramos mesmo assim, já que além de possuímos esse dinheiro a mais disponível, o produto se mostrou interessante, e outros fatores também se mostraram favoráveis. Ao consumi-lo, na hora do banho, o produto se mostra com melhor aroma, mais durável e julgamos que aquele sabonete mais caro é bem melhor que o que consumimos normalmente. Isso é aprendizagem, o modo com através de nossos conhecimentos e valores chegamos a uma conclusão sobre uma determinada coisa.
Percepção, atitudes e aprendizagem são alguns fatores que interferem muito no consumo e devem ser levados em consideração na hora de elaborar o produto e a comunicação do mesmo. São fatores que devem ser discutidos para aprimoramento e tornar o produto sempre uma boa escolha para o cliente.
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