terça-feira, 28 de abril de 2009

Possíveis Multiplicadores


No dia 24 de abril, ocorreu na Uepa a reunião dos Possíveis Multiplicadores. Reunião com o objetivo de explicar melhor o que é o Design Possível e incorporar ao grupo os interessados no trabalho da DP.
Contamos com a presença de Júlia Asche (Representante do DP São Paulo e responsável pela rede DP Brasil) e Sharlene Melanie (DP Amazonas), que estavam na cidade para participar da Expo Design Belém.
Os principais pontos abordados foram a finalidade do DP, como ele pode ajudar atendendo a realidade social de cada área e contribuindo para o desenvolvimento da comunidade. A importância da dedicação dos possíveis e como o DP deve se adequar a realidade de cada região.



Júlia mostrou um pouco do seu trabalho na DP, e Sharlene nos explicou sobre a comunidade que eles estão se envolvendo em Manaus. Um ponto bastante relembrado foi a sensibilidade que este trabalho exige e a importância em ganhar confiança dos grupos, saber como trabalhar com cada um.

Eva, Natacha e Guga falaram sobre o que a DP Belém está fazendo e como eles pretendem trabalhar. Falaram da SOAMI (Sociedade dos Artesãos de Icoaraci), e do Liceu de Artes e Ofícios (escola de ensino complementar) e da intenção de trabalhar com esses grupos. O DP Belém vem se concentrando em trabalhar com o Liceu, e as propostas de trabalhos já são várias.


Nesta reunião percebemos que apesar de diferentes e trabalhando de formas bastante distintas os possíveis tem um ponto forte em comum, e é o que os une: a vontade de trabalhar pelo social. Por um Design ecologicamente correto, socialmente envolvido e economicamente justo.

Ah! e este post esta no DP Pará, que agora eu também atualizo :D

Nenhum comentário: