quarta-feira, 8 de abril de 2009

E agora?

A Discografias acabou. É, a LEI pressionou, e a comunidade foi fechada. Até isso acontecer eu não tinha percebido o quanto a minha vida musical dependia da mesma. Caramba, onde eu vou baixar CDs?
Dramas a parte, o orkut, pra mim, sempre foi uma ferramenta pra baixar CDs, seriados, filmes e de me manter informada sobre a agenda cultural da cidade. Se continuar desse jeito, ele vai perder sua principal característica, e o motivo pelo qual muitos o utilizam: para compartilhar.
Tirando as bandas independentes, ta difícil agora baixar musicas na internet. Tá, não ta tãããão difícil assim, mas perdeu a praticidade! Antes era só digitar o nome do artista no discografias e pronto :)
Já recriaram a comunidade, e agora tem um novo dono, mas ainda não tem o acervo que a Discografias tinha. E o forte da comunidade, sem duvida, era o acervo.

Será que o dono da comunidade tem culpa das pessoas se interessarem por trocar musicas? Ele deveria mesmo ser punido por gerenciar aquilo que acontece na internet inteira?
A troca de arquivos com direitos autorais acontece na internet inteira, em blogs, site, comunidades, foruns, grupos... A Discografias tinha muito destaque pois era a maior comunidade e melhor organizada. Mas até que ponto vai a culpa do dono da comunidade? Uma coisa eu sei, isso foi pressão das gravadores, artistas e empresários. E se tem uma coisa que me irrita, é ver a LEI sempre do lado dos mais fortes. E a população? Até onde vão os nossos direitos? Qual o problema de uma comunidade de compartilhamento? Daqui a pouco vão deletar as comunidades sobre filmes porque aquelas pessoas não compraram DVDs originais, e esse tipo de comentário incentiva a pirataria! Que é isso? Isso é ditadura!
Se os DVDs e CDs fossem baratos nós não compraríamos piratas. A culpa e do governo e seus impostos abusivos. Sim, pirataria é crime, mas só vender e comprar pirata que é crime. Baixar na internet e gravar para uso pessoal não é. Obstruir os meios do cidadão conseguir seus arquivos só vai fazer mais e mais ele recorrer ao pirateiro da esquina.

Essa discussão já é velha (desde a Napster), e acredito que as grandes empresas da industria fonográfica devem rever suas estratégias. O maior consumidor de musica é o jovem, e jovem não compra mais CD. Aprendam com bandas como o Radiohead. Eles sabem o que fazem.

(é, revolta, e de volta ao e-mule).

Nenhum comentário: